(IN)FOrmalidades

sábado, abril 15

IX Jornadas de Comunicação Social


“A Liberdade de Expressão” será o tema das IX Jornadas de Comunicação Social, a realizar nos dias 19 e 20 de Abril na Universidade do Minho.
Ao contrário dos outros anos, desta vez as conferências ocuparão apenas o primeiro dia dos trabalhos, sendo o segundo inteiramente dedicado a vários workshops com temáticas diversificadas, de forma a cobrir as quatro vertentes do curso.
As conferências decorrerão no Auditório do EE2 e começam às 9h00, com a sessão de abertura que contará com a presença do Presidente do Instituto de Ciências Sociais, Moisés Martins, Zara Coelho, Directora do Departamento de Ciências da Comunicação, Anabela Carvalho, Directora do Curso de Comunicação Social e Hugo Torres, Presidente do GACSUM.
O primeiro painel tem lugar às 10h30 e será subordinado ao tema: “A Liberdade da Arte”. Para debater este tema estarão presentes John Cawood, regente da cadeira Informação e Comunicações da Manchester Metropolitan University, Valter Hugo Mãe, Escritor e Editor e Carolina Leite, Directora do Museu Nogueira da Silva e docente da UM, entre outros. Será moderado por Nuno Passos, jornalista.Para a parte da tarde estão reservados mais dois painéis. O primeiro, com início às 15h00, aborda a questão da “Liberdade: Território Sem Fronteiras?”. Os convidados são: Alessandra Silveira, docente de Direito Constitucional da UM, Jorge Simões, Relações Públicas da Sonae.com, Nassalete Miranda, Directora do Primeiro de Janeiro e Hélder Silva, Jornalista da RTP, ainda não confirmado. Como moderador, teremos Victor Ferreira, Jornalista e aluno da licenciatura. O último painel do dia está marcado para as 17h00 e será dedicado ao conflito da liberdade. Para debater esta problemática, estarão presentes Lídia Branco, Advogada e Jornalista, Luís Botelho Ribeiro, docente da UM e pré-candidato à Presidência da República em 2006, José Rui Teixeira, Teólogo, escritor e professor de Filosofia. As presenças de Cristina Pimenta, membro do Comité Central do PCP e de Madalena Oliveira, docente do Instituto de Ciências Sociais da UM, como moderadora, ainda não foram confirmadas.
No segundo dia das jornadas, todos os workshops começarão à mesma hora.
Haverá um atelier de postura, colocação de voz e dicção, ministrado por João Negreiros, actor,dramaturgo e encenador, um de criação de um anúncio num dia all type, da responsabilidade de Alexandre Monteiro, director criativo da Encore e um atelier de press, orientado por Raquel Silva, relações públicas da Casais Investe. Haverá ainda um atelier de produção de televisão, que terá Isolino Sousa, produtor da RTPN como responsável e o quinto e último será sobre Nuevos Medios de Comunicación. TV Digital e Internet e estará sob a tutela de Tatiana Millán Paredes, Soledad Ruano López e Rosario Fernández Falero, docentes da Universidad de Extremadura.
A organização das Jornadas de Comunicação Social está a cargo do GACSUM- Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho.