(IN)FOrmalidades

sábado, abril 22

FCP sagra-se Campeão Nacional


O Futebol Clube do Porto sagrou-se esta noite campeão nacional da época 2005/2006. Os portistas venceram fora o Penafiel por 1-0. O golo foi marcado por Adriano, na conversão de uma grande penalidade.

Cerca de oito mil espectadores encheram o Estádio 25 de Abril, em Penafiel, para ver o jogo da 32º jornada da Liga Betandwin, que opôs a equipa da casa ao líder do campeonato. A expectativa em torno deste jogo era grande já que, em caso de vitória, o FCP somaria o número de pontos necessários para se sagrar campeão nacional desta época.
Apesar de uma primeira parte de clara superioridade portista, traduzida num maior número de ataques e em mais tempo de posse de bola, os azuis e brancos encontravam sérias dificuldades na concretização. Na primeira parte o lance de maior perigo foi protagonizado por Benny McCarthy, aos 14 minutos, num remate rasteiro que acabou por embater no poste da baliza defendida por Nuno Santos. Aos 30 minutos de jogo o Penafiel conseguiu assustar os dragões, com um desvio de cabeça de Jorginho que acabou por ser interceptado por Pepe.
Já na segunda parte o árbitro da partida, Augusto Duarte, sentenciou com o castigo máximo uma falta de Nuno Diogo sobre Ibson. Na conversão, Adriano marcou para os azuis e brancos e garantiu os três pontos da partida. Nos minutos que se seguiram, o FCP protagonizou uma série de ataques que puseram à prova Nuno Santos, guarda-redes do Penafiel.
Na recta final, o jogo ficou marcado por uma invasão de campo do adeptos do Porto, que não conseguiram conter a alegria perante a conquista do título de campeão nacional. Após 15 minutos de interrupção e muitos apelos por parte de diversos responsáveis dos dois clubes e das claques, os adeptos voltaram às bancadas e o puderam ser jogados os três minutos que faltavam.
Este é o 21º título de Campeão Nacional alcançado pelo Futebol Clube do Porto e o primeiro da carreira do seu treinador, o holandês Co Adriaanse.