(IN)FOrmalidades

quinta-feira, março 2

Desemprego desce na Europa mas aumenta em Portugal



Foram divulgados esta quarta-feira os dados relativos ao desemprego na Europa em Janeiro. O relatório apresenta uma descida do desemprego na zona euro de 8,8% para 8,3%, quando comparados os valores registados em Janeiro de 2005 e 2006, respectivamente. Na União Europeia (UE) também se verificou um decréscimo de 8,9% para 8,4%.

Em termos prácticos, estes valores correspondem a 12,1 milhões de desempregados na zona euro e 18,5 milhões na UE.
Portugal foi um dos seis países que, contrariando a média europeia, registou um aumento do desemprego quando comparado com igual período do último ano, passando de 7,2% para os 7,7%, registados em Janeiro de 2006. De salientar que, apesar da subida, a taxa registada é inferior aos 8% observados em Novembro do último ano, quando foi atingido o valor mais alto dos últmios sete anos.
Na mesma situação de agravamento da taxa de desemprego encontram-se a Hungria, Luxemburgo, Malta e Reino Unido.
No topo da lista dos países com menor taxa de desemprego continuam a Irlanda com 4,3% e a Dinamarca com 4,4%. No fim estão a Polónia e a Eslováquia, com 17,2% e 15,8% respectivamente. De assinalar ainda que países fundamentais na economia europeia como a Alemanha e a França registam uma taxa de desemprego de 9%.


Fonte:
Diário Digital