(IN)FOrmalidades

segunda-feira, dezembro 5

Dia Mundial do Voluntariado


Foi celebrado hoje o dia Mundial do Voluntariado. Portugal é um caso de sucesso neste campo, já que o número de voluntários para diversas solicitações da sociedade não param de crescer. Prova disso são os números, estimando-se que um em cada seis portugueses dispensa uma parte do seu tempo para fazer trabalho voluntário.
Em termos práticos, estes dados, avançados pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), traduzem-se em cerca de 1,6 milhões de portugueses. O CNPV é um conselho que é integrado por representantes de vários ministérios e de associações directamente ligadas a acções de voluntariado. Estes dados remontam a um estudo realizado em 2001, altura em que foi assinalado o ano internacional do voluntariado, denominado "Caracterização do Voluntariado em Portugal". Este estudo, teve como base um outro realizado a nível europeu, intitulado "Estudo Europeu dos Valores".
Um caso de sucesso no voluntariado nacional é o Banco Alimentar (BA). Segundo Isabel Jonet, do BA, eram esperados 11 mil voluntários no último fim-de-semana, por altura de uma campanha de recolha de géneros alimentares, e acabaram por comparecer muitos mais.
A própria filosofia das empresas em relação a esta matéria está a alterar-se já que, nas palavras de Fernando Nobre, presidente da Assistência Média Internacional (AMI), "antigamente davam os donativos e (...) hoje já estão a disponibilizar dias da semana para que funcionários seus possam fazer voluntariado".
Isabel Jonet fala ainda de um conceito novo: o de voluntariado comprometido. Assim, mais do que ajudar esporadicamente, algumas pessoas acabam por, todos os dias, desenvolver trabalho voluntário, tendo a "clara certeza de que se não forem fazem falta, (...) o trabalho deles é fundamental".


Fonte:
Jornal Público- Edição Porto