(IN)FOrmalidades

sexta-feira, dezembro 30

Apenas seis candidatos

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou, esta quinta-feira, sete das 13 candidaturas à Presidência da República.

Foram, para já, recusadas as candidaturas de Carmelinda Pereira, Diamantino da Silva, Josué Rodrigues Gonçalo Pedro, Luís Botelho Ribeiro, Luís Filipe Guerra, Manuela Magno e Teresa Lameiro. Várias são as irregularidades encontradas, prendendo-se todas elas com as assinaturas apresentadas pelos pré-candidatos. Os visados podem, no entanto, corrigir as faltas encontradas até às 16 horas do dia de hoje.
As candidaturas da dirigente do Partido Operário de Unidade Socialista (POUS), Carmelinda Pereira, e do professor universitário Luís Botelho Ribeiro tinham já sido excluidas de todo o processo na segunda-feira, por não terem conseguido reunir o número minimo de assinaturas exigido por lei.
O processo da professora universitária Manuela Magno continha problemas relacionados com os certificados de eleitor dos apoiantes e os outros dois pré-candidatos, apesar de notificados pelo TC, não tentaram resolver as irregularidades apontadas.
Neste momento, estão confirmados nos boletins de voto do próximo dia 22 os nomes de Cavaco Silva, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Jerónimo de Sousa, Manuel Alegre e Mário Soares.
O número final de candidatos deverá ser anunciado dia 3 pelo Tribunal Constitucional.

Fonte:
Sic