(IN)FOrmalidades

sábado, novembro 26

Universidade do Minho recebe prémio NISHIDA



A Universidade do Minho foi distinguida no passado dia 23 com o prémio NISHIBA, atribuído pela Toshiba Portugal a indivíduos ou instituições que se tenham, ao longo das duas últimas décadas, destacado no desenvolvimento da sociedade de informação em Portugal.
Este prémio contempla três categorias: Ensino & Investigação, Tecnologias & Comunicações e Empreendedores & Inovação. A UM recebeu a distinção máxima na categoria Ensino & Investigação por, ao longo destes anos, ser uma instituição pioneira na inovação e desenvolvimento de tecnologias de informação e educação (TIC), tendo assim ajudado na dinamização da toda uma região.
O prémio foi atribuído à UM por o júri deste prémio ter considerado que esta instituição contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de novas empresas nesta região, nomeadamente, pela formação académica de indivíduos, hoje integrantes dos quadors destas mesmas empresas.
Os elementos do júri foram: Luís Magalhães, presidente da UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) na qualidade de representante do Ministro; Carlos Lacerda, em representação da Microsoft Portugal; Frederico Carvalho, da Intel; Sérgio Figueiredo, director do Jornal de Negócios; e João Amaral, responsável da Toshiba em Portugal.
Este prémio é uma homenagem ao seu responsável máximo, Atsutoshi Nishida, e surge no âmbito das comemorações dos 20 anos de lançamento do primeiro computador portátil.


Fontes:
Jornal de Noticias
Universiade do Minho