(IN)FOrmalidades

sábado, novembro 5

Lançamento do Livro "A Casa da Sorte"

O lançamento do livro "A Casa da Sorte- Sua história no âmbito dos jogos de fortuna ou azar em Portugal", foi o mote para a conferência realizada na passada sexta-feira, dia 4, à noite, no Museu Nogueira da Silva.
Na mesa estiveram presentes Manuel Gama, director do Centro de Estudos Lusíadas-unidade cultural da Universidade do Minho, Carolina Leite, directora do Museu Nogueira da Silva, Lúcio Craveiro da Silva, Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho, António Tinoco, Presidente da Assembleia Geral da Casa da Sorte, Eduardo Pires de Oliveira, da Biblioteca Pública de Braga da Universidade do Minho e Irene Vaquinhas, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Este livro surge no âmbito de várias actividades desenvolvidas para assinalar 30 anos após o testamento do comendador Nogueira da Silva, fundador da empresa "Casa da Sorte".
Após uma introdução sobre os jogos de sorte e azar em Protugal, o livro apresenta uma breve história de cada uma das filiais da "Casa da Sorte", num total de oito em Portugal continental. São também referidas as casas implementadas nas antigas colónias na época do Estado Novo, já encerradas.
A edição deste livro esteve a cargo Centro de Estudos Lusíadas e nas palavras do seu director, Manuel Gama, “dentre as diversas actividades nasceu a ideia de elaborar um livro sobre a Casa da Sorte”, tendo com isso os vários responsáveis pelas Casas da Sorte ao longo do país descoberto importantes documentos em arquivo, até então menosprezados.